Make your own free website on Tripod.com
 

Aspectos Locais

 

Não se pode dizer que Entre Folhas seja uma cidade majestosa, como sói acontecer com muitas outras, no entanto, pode-se com certeza afirmar que seja uma cidade manhosa, gostosa e carinhosa. A hospitalidade de seu povo é admirada por todos que a visitam. Ainda que não existisse uma motivação, esta hospitalidade seria o bastante para se despertar o interesse em visitar Entre Folhas.

Durante muitos anos, as festas religiosas foram uma tônica em Entre Folhas, sobremodo a SEMANA SANTA e o MÊS DE MAIO, que durante muito tempo serviam como referência para festas, o que fazia com que muitos acorressem ao lugar. Este aspecto, se impôs pela forma como Padre Lanzillote, vigário da Matriz de Entre Folhas até sua morte em 1959, encarava as comemorações religiosas.

A paróquia de Entre Folhas, exercia sua influência em todos os povoados da região, indo do Passa Dez ao São Cândido, de onde acorriam centenas de pessoas para assistirem as comemorações da Semana Santa. Em virtude da falta de estrutura, não retornavam para suas casas, e dormiam ou passavam a noite, acampados no adro da Igreja Matriz, durante toda a semana.

Com a morte de Padre Lanzilote, estas comemorações deixaram de ter a importância que recebiam.

Atualmente, uma comemoração se destaca em Entre Folhas: O Encontro de Entrefolhenses, no mês de outubro.


Texto: Dr Wagner Moreira Martins
Fotos: Álem Martins

 

Entre Folhas limita-se com os seguintes municípios: Bom Jesus do Galho, Vargem Alegre, e Caratinga, possuindo uma área de 81 Km.
Possui um relevo montanhoso e acidentado, tendo uma pequena parte plana.
Sua vegetação é formada por pastagens e resquícios de florestas.
Seu clima é tropical sendo seco no inverno e úmido no verão. A hidrografia de Entre Folhas é formada pelo córrego sub afluente do Rio Doce, que deu nome à cidade e pequenos córregos que nele desaguam.

entrefolhas0011a.jpg (8410 bytes)

   

entrefolhas0038.jpg (9805 bytes)
 
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

 

entrefolhas@terra.com.br

 

Atualizada em 24/03/2005

       

Esta página é mantida por Álem M. Martins e com a ajuda de internautas que enviam sugestões e artigos.
Não recebemos nenhuma ajuda de qualquer órgão publico.
Até o momento não houve interesse dos órgãos públicos municipais em usar esse espaço.