A FREGUESIA DE ENTRE FOLHAS

 

Hino de Entre Folhas


I
Salve gentil Entre Folhas
Filha de Minas Gerais
Salve no amor de teu povo
Salve em teus belos anais

II
Em teu louvor nossas vozes
De corações juvenis
Voem céleres velozes
Por todo vasto país

III
Do fundo vales as colinas
Fez-te grande a Natureza
Gema seu jaça de Minas
Berço de amor e beleza

IV
Eis Entre Folhas caminha
Aos galharins do porvir
Todo triunfo se aninha
Nas asa do progredir

Composto por:
Prof. D. América Ribeiro Lopes

 

O processo de criação da freguesia foi lento. O documento mais antigo sobre a criação da freguesia de Entre Folhas, data de 1886. Eis o documento:

"Ilmo. Sr. Vigário do Caratinga. Diz Joaquim José dos Santos Mestres, residente nesta freguesia do Caratinga, que pretende na próxima reunião da Assembléia Provincial, em nome dos povos, pedir que seja elevada à categoria de freguesia a povoação denominada Entre Folhas.

V. Reverendíssimo, como pároco desta freguesia, a que pertence a referida povoação não desconhece que a distância que se intermeiam entre a sede desta freguesia e a sede daquela, não é pequena, por tal motivo, ali é efêmera a ação da justiça e bem assim, o que é mais importante, não podem, de pronto, em qualquer necessidade de recursos espirituais, serem atendidos no que eles necessitam, quando chamado V. Reverendíssima para tal fim, não chegará a tempo, ainda mesmo que de pronto a isto se preste, como é de costume.

E como tenha sido e seja de lei, que nas criações de freguesia seja ouvido o Exmo. Senhor Bispo Diocesano, o suplicante vem pedir que se digne junto a esta atestar, na fé do cargo que exerce os seguintes quesitos, a fim de ser apresentado ao Sr. Bispo Diocesano para devida atestação com sua resposta".

Ass. Joaquim José dos Santos Mestres.

 

 
       

Esta página é mantida por Álem M. Martins e com a ajuda de internautas que enviam sugestões e artigos.
Não recebemos nenhuma ajuda de qualquer órgão publico.
Até o momento não houve interesse dos órgãos públicos municipais em usar esse espaço.